SAÚDE | 02/12/2017
Estagiária do curso de Nutrição realiza atividades na comunidade de Santa Terezinha


No dia 27 de novembro a estagiaria do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria, Aiana Bach, realizou uma atividade na comunidade de Santa Terezinha, sob supervisão da nutricionista Angela Cristina Dahmer do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica do município de Palmeira das Missões.

A primeira atividade realizada foi na sala de espera da Estratégia de Saúde da Família com o tema café da manhã e pequenos lanches. Foram sugeridos 3 exemplos de cafés da manhã saudáveis e alguns exemplos de lanches e ao final da atividade foram feitas individualmente estratégias para ajudar as pessoas que apresentavam dificuldades em realizar essa refeição.

No Brasil, a recomendação dada pelo Ministério da Saúde é de que sejam realizadas pelo menos três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches, dando preferência para alimentos in natura ou minimamente processados (frutas, sucos naturais, leite, queijo, pães e bolos caseiros). O consumo do café da manhã é uma importante oportunidade de consumo de alimentos essenciais como frutas e leite e indivíduos que tomam café da manhã e realizam pequenos lanches entre as refeições principais tendem a controlar melhor o peso corporal.

A segunda atividade foi realizada na parte da tarde com o grupo de saúde da comunidade, sobre o consumo de sal (sódio) em excesso, o tema foi escolhido devido ao alto índice de hipertensos residentes em Santa Terezinha. A abordagem foi feita através de perguntas e respostas realizadas com os usuários para esclarecimento das dúvidas e também com orientação de como reduzir o consumo de sódio no dia-a-dia, por exemplo, diminuir a quantidade de sal adicionada nas preparações e aumentar o uso de temperos naturais (alho, cebola, salsinha, orégano, alecrim, manjericão e cebolinha).

Fotos: Divulgação.

fotos desta notícia



comentários
Clique para comentar

enviar comentário