EDUCAÇÃO | 19/11/2021
Coordenadora da 20ª CRE visita escolas de Palmeira das Missões após retorno presencial obrigatório


No último dia 09 de novembro, a coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação de Palmeira das Missões, Jogelci do Carmo, acompanhada da adjunta Quielen Albarello e da chefia Pedagógica Sirlei Martins, esteve em visita nas escolas estaduais de Ensino Fundamental Erci Campos Vargas e de Ensino Médio Venina Palma, em Palmeira das Missões. O objetivo foi acompanhar de perto o processo de retorno presencial obrigatório das aulas nos dois educandários.

Na Escola Erci Campos, a Equipe da 20ªCRE foi recebida pela diretora Regina de Souza, pela vice-diretora Elenice Zavalhia e coordenadora Pedagógica da escola. Em um primeiro momento, a regional conversou sobre pontos importantes do processo de retorno. Após, ocorreram visitas às salas de aulas, onde houve diálogos com os estudantes dos 6º e 7º anos. “O retorno para mim foi bem importante, porque somente agora na escola e com a ajuda dos professores é que estou conseguindo aprender melhor”, declarou Yasmin Gabrielle, aluna do 6º ano.

A coordenadora da 20ª CRE, ainda, destacou que o retorno presencial acontece no atual momento com a intenção de adequar questões de ensino-aprendizagem dos estudantes, organização de recursos humanos, de infraestrutura, entre outros. “O retorno neste momento acontece como um teste em que podemos acompanhar junto das escolas um pouco mais sobre como está a aprendizagem dos nossos estudantes, entre outros pontos importantes para adequações e termos um início de ano letivo em 2022, com mais tranquilidade”, frisou Jogelci. Na instituição de ensino somente há uma turma em situação revezamento por falta de espaço físico para cumprir o distanciamento conforme o decreto estadual.

Já na Escola de Ensino Médio Venina Palma, a 20ªCRE foi recebida pela diretora Marilise Postai, e sua equipe. A Regional ficou muito grata ao ver que a Escola estava muito bem organizada e funcionando em segurança e de maneira escalonada atendendo todas as turmas. O escalonamento nessa instituição é necessário até a resolução de problemas elétricos, os quais já estão em processo de encaminhamento pela CRE e aguardando resolução pelos órgãos competentes na área.

De modo geral, nas duas escolas, assim como nas outras dos 28 municípios de abrangência da 20ªCRE, a Comunidade Escolar respondeu positivamente ao retorno, encontrando-se com poucos alunos em situação de busca ativa (alunos que não realizaram atividades durante o ano letivo), e com a maioria em sala de aula; mesmo antes da obrigatoriedade. As escolas vem cumprindo todos protocolos sanitários previstos pelo decreto legal que determinou a obrigatoriedade da presencialidade de alunos da educação básica de todo o Estado.

Até a quinta-feira, 11, em levantamento realizado pela Regional houve um retorno de 99 % de estudantes do Ensino Fundamental – séries iniciais (1º ao 5º anos); 97% dos estudantes do Ensino Fundamental Séries Finais (6º ao 9º anos); 89% dos estudantes do Ensino Médio e 91% dos estudantes dos Curso Técnicos.

Para esta terça-feira, 16, é aguardado um número maior de estudantes, com retorno presencial, principalmente do Ensino Médio, considerando o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Estadual da Educação em Todo o Estado.


Créditos: ACS 20ª CRE - Julia Busch.


comentários
Clique para comentar

enviar comentário