PALMEIRA DAS MISSÕES | 18/11/2021
Administração Municipal inaugura “Oficina do Pão”


Na manhã desta quinta-feira, 18 de novembro, a Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social inaugurou a Oficina do Pão (antiga Vaca Mecânica), localizada na Rua Nicolau Borges Lutz, 392.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, da secretária de Assistência Social, Carmem Soares, do presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Mineiro, do padre Nildo Moura de Melo, da ex primeira dama, Luci Dutra Ardenghi, além de representantes de entidades de classe, equipes das secretarias municipais e convidados.
Na oportunidade, a dona Luci Dutra Ardenghi, que trabalhou com a equipe da Assistência Social no governo do prefeito Lourenço Ardenghi Filho, fez um resgate histórico contando como deu-se início as atividades da Vaca Mecânica, instaurada no município em 1982, com o objetivo de produzir leite de soja, utilizado para nutrição infantil. “O nome vaca mecânica foi escolhido justamente por se tratar de uma produção de leite mecanizada. Além de distribuirmos o leite de soja para as crianças que sofriam com desnutrição alimentar, o utilizávamos para a fabricação de pães e também distribuíamos o farelo que restava da produção para pessoas da comunidade que criavam animais”, contou. Para Luci, a reativação do espaço é motivo de muita alegria. “Estou imensamente feliz em poder estar aqui e ver esse local onde trabalhamos tanto ser reestruturado e estar ativo novamente”, finalizou.

Além de ser o lugar onde serão fabricados alimentos de panificação, a Oficina do Pão também será um espaço de aprendizado, pois em parceria com a Emater/Ascar e Senar/RS cursos serão ofertados ali, com o intuito de profissionalizar as pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família.

Para a secretária de Assistência Social, Carmem Soares, o empenho e dedicação de todos os envolvidos no projeto foi o que garantiu a Oficina do Pão ser uma realidade. “Se estamos inaugurando esse espaço hoje é porque pudemos contar com pessoas que trabalharam duro e não mediram esforços. Hoje o meu muito obrigada vai aos trabalhadores que abraçaram essa ideia e tornaram esse projeto realidade. O qual não seria possível também sem a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Essenciais que sempre esteve a disposição quando solicitamos”, enfatizou.

O prefeito, Evandro Massing, também agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Era um dos nossos objetivos enquanto administração reativarmos esse espaço e, com o empenho de todos, hoje estamos fazendo isso que com certeza auxiliará muito no trabalho da secretaria de Assistência Social e das famílias atendidas. Além disso, a Oficina do Pão será utilizada para que as pessoas possam vir aqui e aprender também, sendo mais uma opção de profissionalização para a comunidade”, enfatizou.

Na ocasião, o padre Nildo abençoou o espaço, após realizar uma oração coletiva do Pai Nosso, e os presentes foram convidados a degustar de um café da manhã com produtos já produzidos na Oficina do Pão.


Fotos: ASCOM/Prefeitura Municipal.


comentários
Clique para comentar

enviar comentário