PALMEIRA DAS MISSÕES | 20/07/2021
Secretaria de Cultura e Turismo inicia processo de reativação da Banda Municipal Santa Cecília


Na última sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões, juntamente aos professores de música e multi instrumentistas, Mario Morlin e Edson Jonies Castro, acompanharam a recuperação dos instrumentos musicais da Banda Municipal Santa Cecília que haviam sido emprestados, pela gestão anterior, à Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A devolutiva dos instrumentos é a primeira ação da Administração Municipal para a reativação da Banda Santa Cecília, cuja história e relevância cultural marcam mais de 70 anos.

Na retirada dos materiais, estava presente a coordenadora de Políticas Culturais, Bianca Manfrin, que junto aos músicos conferiu todos os instrumentos e enfatizou que “além a importância artística e cultural, a banda é uma ferramenta de desenvolvimento da cidadania e integração dentro da comunidade.

Enquanto guardavam os instrumentos, agora de volta ao seu verdadeiro lar, pode-se presenciar a sensibilidade dos músicos, que com todo cuidado, tocavam e testavam o funcionamento de cada um dos instrumentos. O momento, emocionou não apenas eles, mas toda a SMCT, que ao presenciar a cena pode sentir o zelo e paixão dos instrumentistas se envolvendo ao fluir da música e das memórias. A conquista pela reativação da banda proporciona uma energia singular em toda equipe, que demonstra toda alegria por meio do brilho no olhar.

Segundo Edson, o nome Santa Cecília é em homenagem a santa protetora dos músicos e da música sacra, Cecília de Roma. “Por muitos anos as festividades oficiais e eventos cívicos e religiosos do município eram abertos com a Banda, que abrilhantava inúmeras atrações, é uma emoção fazer parte desse resgate”, conta. Mario, por sua vez, relata que a Banda é um patrimônio cultural e que prestava um valioso serviço social, “a banda participava da abertura de grandes eventos, como o nosso Carijo da Canção Gaúcha. Tinha também uma escola de música que atendia muitos alunos anualmente’’, o músico destaca ainda, a confiança que está sentindo na atual administração para reativar e fazer grandes investimentos nesse sentido.

Segundo o vice-prefeito, Régis Lorenzoni, o objetivo é valorizar os músicos locais e preservar o legado cultural de Palmeira das Missões por meio da Banda Santa Cecília. “Queremos formar e ocupar os jovens das escolas públicas no turno inverso do colégio, queremos que os jovens aprendam a arte da música e transmitam isso culturalmente”, pontua Regis. De acordo com o vice-prefeito, a Administração Municipal vem dialogando, desde o início do mandato, com os músicos e buscando recursos para que esse sonho seja possível. Com isso, Palmeira, a pedido do executivo, recebeu uma Emenda Parlamentar, do Deputado Henrique Fontana-PT, onde se destinam 100 mil reais para as ações da Banda Municipal.

Para Maria Andreia Maciel Nerling, Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, a formação de bandas é uma manifestação que reflete a identidade cultural coletiva e afirma que a SMCT quer retomar as atividades da banda para desenvolver as potencialidades artísticas de nossos jovens, uma vez que “o desenvolvimento da arte reflete em cada canto da nossa comunidade, causando uma transformação social e cultural’’.


Info:Depto. de Promoções Culturais/Secretaria de Cultura e Turismo.


comentários
Clique para comentar

enviar comentário