PALMEIRA DAS MISSÕES | 05/04/2021
Senta que lá vem História, uma semente de esperança por meio do lúdico


A noite de ontem, 01, foi marcada pela realização da live ‘’Senta que lá vem História’’. Quadro mensal promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) de Palmeira das Missões, que tem como principal objetivo promover um espaço de interação com a comunidade palmeirense. A transmissão foi por meio do Facebook da SCMT. O quadro que está em sua segunda edição, desta vez contou com a participação especial das professoras e contadoras de histórias, Faira Muhl e Luana Bueno.

Sabendo das dificuldades que tem sido o ensino-aprendizagem longe da escola, Luana afirma que o sentimento que ela tem de poder participar de um momento com esse, é sem dúvidas o sentimento de gratidão. ‘’Poder ajudar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de forma lúdica e prazerosa não tem preço, o ato de contar histórias aproxima a criança ainda mais da escola.’’ A professora ressalta ainda que essa forma de contar histórias por meio de lives passa um sentimento, uma semente de esperança, ‘’tudo voltará ao normal, a ser o que era antes e aí podemos estar juntinho das crianças novamente’’, destaca.

As manifestações artísticas, em suas diversas formas, contribuem para a educação infantil e o crescimento da criança e do adolescente. Faira, uma das contadoras de história, relata que, nesse momento, as lives são um meio para promover uma aproximação, aprendizado, distração e recreação, proporcionando diversão e aprendizados às crianças. ‘’O faz de conta da história deslumbra e é dessa forma que a criança vai sentindo gosto pela leitura’’, completa Luana.

A iniciativa da SMCT busca instigar a criatividade, a oralidade, a escrita, principalmente nesse momento de distanciamento social, onde falta a dinamicidade do professor na hora do ensino. Faira pontua que os pais podem usar desse momento para se aproximar das crianças, ‘’brincar e recontar as histórias, auxiliar nas atividades, fazendo com que eles percebam que a escola é importante e não está tão longe deles.’’ Isso porque a contação de histórias é uma ferramenta lúdica, que possibilita se reinventar de diversas maneiras.

A live também contou com a participação da Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Andreia Nerling, que agradeceu a todos participantes que vem acompanhando o quadro até agora e reafirmou a necessidade de eventos como este durante o período pandêmico. “A aproximação da comunidade nesse período difícil é de suma importância, esse carinho e afeto que as manifestações artísticas proporcionam nos fazem entrar em um outro mundo e acreditar que tudo isso logo passará’’, finaliza a Secretaria.





- Camila Amorim, estagiária de Jornalismo (ASCOM/SMCT).


comentários
Clique para comentar

enviar comentário