PALMEIRA DAS MISSÕES | 22/01/2021
Palmeira das Missões adota a campanha “Brasileiro Solidário”


Você sabia que é possível fazer a destinação de parte de seu Imposto de Renda para ajudar crianças, adolescentes, idosos, projetos culturais e desportivos, pessoas com deficiência e entidades que prestam serviços dessa natureza, além de pessoas e entidades de apoio à atenção oncológica? Em Palmeira das Missões as doações podem ser destinadas para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

Nesta semana, o prefeito Evandro Massing, recebeu em seu gabinete o chefe do posto da Receita Federal, João Fiebig Filho. Ele apresentou a Evandro cartazes da campanha “EU SOU BRASILEIRO SOLIDÁRIO” que mostram como fazer a doação de parte do IR. No encontro, também esteve presente a secretária do Bem Estar Social, Carmem Soares, e sua equipe de trabalho.

De acordo com dados da Receita Federal, o município tem potencial de doações de IR de R$ 835 mil por ano, porém a arrecadação 2019/2020 captou apenas R$ 106 mil. Para o vice-prefeito, Regis Lorenzoni, a campanha Brasileiro Solidário é de extrema importância para os projetos sociais de Palmeira. “Essa ação possibilita ao contribuinte, destinar parte do Imposto de Renda diretamente para as entidades da nossa cidade, que participam do COMDICA, o que nos permite, ao mesmo tempo, fiscalizar o uso desses recursos, que normalmente vão para a APAE e para a Escola de Música e Arte do Rotary”, ressaltou.

As empresas que optarem pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto de renda devido, já as pessoas físicas 6% - até o dia 31 de dezembro - ou 3% no momento da entrega da declaração do imposto de renda.

Passo a passo no programa de declaração do IR

No Programa de Declaração do Imposto de Renda, procure pela Ficha de Declaração chamada Doações Diretamente na Declaração – ECA

1. Ao incluir nova doação, o próprio programa calcula o valor disponível para destinação resultando em redução do imposto a pagar ou aumento do valor a restituir.

2. Por fim, basta escolher a entidade que vai receber a doação. Se for o caso, deve-se imprimir o DARF (localizado na ficha Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA) e realizar o pagamento.

Numa ação simples e solidária você poderá ajudar os idosos e as crianças aqui do município. Se você faz a declaração pelo modelo completo e tem imposto devido, fale com seu contador e destine parte desse imposto para os fundos municipais. Essa sua ação vai auxiliar muito aqueles que mais precisam.



Crédito: ASCOM/PM / Aline Martins/Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito


comentários
Clique para comentar

enviar comentário