NOTÍCIAS DO ESTADO | 18/01/2020
Estiagem derruba projeção de supersafra de verão no RS


O Rio Grande do Sul não deverá mais colher uma supersafra de grãos de verão. Pelo menos essa é a indicação trazida pelo relatório oficial de perdas apresentado pela Secretaria da Agricultura nesta quinta-feira (16) no Palácio Piratini. No volume total a redução na colheita é estimada em percentual inferior a dois dígitos, segundo o secretário em exercício Luiz Fernando Rodriguez Júnio
— Números hoje de perdas totais ficaram em menos de dois dígitos. Isso tende a variar ao longo da semana e dos próximos 15 dias com a qualidade hídrica que ocorrer.

A razão de que os danos possam ser minimizados vem principalmente da possibilidade de recuperação da soja com o retorno da chuva. O governo estadual encaminhará nesta sexta-feira (17) pedido para que o zoneamento agrícola de risco climático apenas dessa cultura seja ampliado para 31 de janeiro. Na média do Estado, conforme relatório preliminar da Emater compilado na terça-feira (14), as perdas estimadas são pequenas, de 9,2%. No milho, o quadro é mais grave, com a projeção de que se tenha recuo de 20,86% em relação à expectativa do início do ciclo.
fonte: gauchazh.clicrbs.com.br


comentários
Clique para comentar

enviar comentário