BARRA FUNDA | 27/11/2019
Realizado 1º Encontro da Família Rebonatto


Um fim de semana marcado pela interação, memórias e fortalecimento de vínculos. Nesse sábado, dia 23, na comunidade de Santo Antônio Agusso em Barra Funda, foi realizado o Primeiro Encontro da Família Rebonatto. O evento reuniu os descendentes de Bortolo e Assunta Rebonatto.

Pela manhã, os familiares foram recepcionados com café e depois participaram de uma missa celebrada pelo padre Pedro Acco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Barra Funda. Ao meio dia, confraternizaram com almoço e sobremesas; e a tarde houve música e momentos de muitas conversas, e fotografias.

A Família Rebonatto agradece a comunidade Santo Antônio Agusso pelo espaço cedido e pela dedicação dos preparativos para a festa e do almoço.



Quem foram Bortolo e Assunta

Bortolo nasceu em 1866 em Roverchiara, província de Verona, na Itália. É filho de Francesco Rebonatto e Luigia Menegotto e veio para o Brasil em 1981 junto com os irmãos Giuseppe, Herminia e Bona. O destino foi a Linha Boa Vista, na Vila Rica - à época, município de Bento Gonçalves (hoje, Arco Verde, pertencente ao município de Carlos Barbosa).

Em 1902, Bortolo casou com Assunta Oldani, natural de Rebecco, Itália. Nascida em 1878, ele era viúva de Angelo Graziotto e mãe de dois filhos, Pedro e Ernesta. Na Vila Rica, onde ela e Bortolo fixaram residência, nasceram todos os filhos do casal: Angelina, Teodolinda, Antonio, Francisco, Maria, Augusto, Luiz, Ignez e Dionisio.

Bortolo emigrado como agricultor, mas se destacou como construtor de ferrovias. Aproveitando os conhecimentos que ele trouxe da Itália, a empresa belga Compagnie Auxialiare, que construiu ferrovias no Rio Grande do Sul, contratou Bortolo como capataz e lhe confiou alguns trechos da ferrovia que ligou Montenegro a Caxias do Sul.

Por razões econômicas e políticas, Bortolo se mudou para Agusso, que na época pertencia ao município de Sarandi (hoje Barra Funda), onde montou uma serraria.
Bortolo faleceu em 1930 e Assunta em 1951.



Próximo encontro
O próximo Encontro da Família Rebonatto está previsto para ser realizado em 2020 e há a expectativa de reunir os descendentes de Herminia Rebonatto.




Por: Vera Rebonatto/Jornalista - MTE: 17447/RS

fotos desta notícia



comentários
Clique para comentar

enviar comentário