360º COM GESSINGER | 08/09/2019
360 entrevista Charlei Battisti, treinador do canil Border Collie Missões


Nome: Charlei Battisti

Local de nascimento: Rodeio Bonito/RS

Idade: 33 anos

Como começou a lidar com os cães?
- Meu primeiro contato com os Border Collies de trabalho foi em Janeiro de 2014, onde numa oportunidade fui acompanhar o Bernardo Portella até Torres – RS, no CT República do Border, onde ele tinha uma cadela em treinamento, até então apesar de sempre gostar de cães não tinha nenhum conhecimento sobre a raça, lá acabei fazendo um curso de treinamento de 2 dias e adquiri meu primeiro Border Collie que é o BOY.

Quais são as maiores dificuldades?
- Treinar um cão de trabalho não é nada fácil em todos os aspectos, tudo começa na escolha do filhote, as pessoas quando enxergam um cão conduzindo um rebanho, obedecendo os comandos, acham que aquilo é somente um treinamento de obediência, e isso vai muito além de somente obediência, um cão de trabalho tem em seu DNA o instinto de arrebanhar e conduzir rebanhos, características essas que fazem do Border Collie um grande aliado de pecuaristas e ovinocultores.

Como é a visibilidade no RS, no Brasil e fora?
- Hoje o uso do Border Collie em fazendas no Brasil vem crescendo cada vez mais, porém está longe de ser o ideal, temos muito o que crescer ainda. Somos referência na América do Sul tanto em nível técnico de nossos cães quanto de nossos treinadores.

Em Palmeira, o que poderia ser feito para ter mais adeptos?
- Palmeira das Missões, por ter uma atividade predominantemente Agricola e por não possuir uma pecuária e ovinocultura tão desenvolvida, focada mais no período entressafra do soja, acaba que os produtores não se interessam em investir em cães de pastoreio, por não possuírem essa necessidade de manejo diário dos rebanhos, mas me coloco à disposição para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o Border Collie de trabalho e, quem sabe, implantar essa ferramenta em sua propriedade.

Conquistas:
3º Lugar Campeonato Sul Americano Open Ovinos 2019
Vice-campeão Brasileiro Ranch Ovinos 2018
Campeão Gaúcho Open Bovinos 2017
3º Lugar Campeonato Gaúcho Open Ovinos 2016
3º Lugar Campeonato Gaúcho Ranch Ovinos 2015
Campeão Gaúcho Ranch Bovinos 2015
3º Lugar Campeonato Gaúcho Novatos Bovinos 2014

Qual será a próxima competição? Pode falar sobre o mundial?
- De 13 a 15 de setembro teremos o Campeonato Brasileiro de Pastoreio com Bovinos 2019, que será realizado na Fazenda Oroite, em Inubia Paulista – SP. O Campeonato Mundial será realizado na Inglaterra em setembro de 2020, este é considerado o campeonato mais importante para o pastoreio mundial, contará com cinco representantes do Brasil.


Por: Deive Gessinger.

fotos desta notícia



comentários
Clique para comentar

enviar comentário