INTERNACIONAL | 11/09/2018
Matemático crê que Inter seja campeão com mais nove vitórias


A vitória no Gre-Nal valeu a retomada da liderança do Campeonato Brasileiro e fez o Inter sair com saldo positivo no começo complicado de tabela do segundo turno. Nas primeiras cinco rodadas, em que enfrentou quatro das principais equipes da competição (Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio), o Colorado somou 11 pontos – havia feito cinco no primeiro turno diante dos mesmos adversários. O time de Odair Hellmann agora vai enfrentar as equipes em que fez arrancada no primeiro turno, o que dá otimismo para a torcida.

O Correio do Povo consultou o matemático Tristão Garcia sobre a necessidade de pontos para o título brasileiro. Ainda que a projeção pelo aproveitamento atual dos líderes Inter e São Paulo aponte para a necessidade de 78 pontos para o título, o Tristão acredita que 76 sejam suficientes para garantir o primeiro lugar ao final do Brasileirão. Dessa forma, nove vitórias nas últimas 14 rodadas bastariam para o Colorado levantar a taça.

\"Essa média normalmente cai. No Brasil, o vice-campeão não faz a média de dois pontos por jogo. A minha estimativa é de 76 sejam suficientes para conquistar o título\", afirmou Tristão.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006, o vice-campeão nunca superou os 72 pontos – no ano passado, o Palmeiras chegou a 63 enquanto o campeão Corinthians acabou com 72. Se o Brasileirão manter essa média, a necessidade de pontos para o título pode cair ainda mais.

O Inter soma atualmente 49 pontos e lidera o Brasileirão por ter um saldo melhor que o São Paulo. Mesmo assim, o matemático Tristão Garcia projeta que o Colorado tem hoje 43% de chances de ser campeão enquanto o Tricolor paulista tem 36%. \"Essa conta leva em consideração uma série de fatores, como os momentos dos times, os adversários que vão enfrentar, os momentos desses adversários, os locais etc\", explicou Tristão.

Além de Inter e São Paulo, o matemático projeta que Palmeiras (16%), Flamengo (3%), Grêmio (3%) e Atlético (15) são as equipes ainda com chances de conquistar o Brasileirão.

fonte: Correio do Povo.


comentários
Clique para comentar

enviar comentário