NOTÍCIAS DO ESTADO | 09/08/2018
20ªCRE_Coordenaria realiza reunião técnica sobre o e Social para os gestores escolares




A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através do Departamendo de Recursos Humanos (RH), realizou nos dias 2 e 6 de agosto, a 1ª reunião técnica sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), direcionada aos gestores escolares. Os encontros ocorreram no auditório do Colégio Estadual Três Mártires, em Palmeira das Missões.


Conforme a chefia-adjunta do RH, Judilubia Ciprandi, nesse primeiro momento os diretores receberam informações preliminares sobre o eSocial que trata da atuaização cadastaral. “O eSocial irá unificar o wenvio de informações referrentes aos trabalhadores das empressas públicas e privadas, sendo que o RH fará em um único envio todas as informações relevantes da vida funcional dos servidores”, disse.

Para a diretora do Neeja de FW, Geleide Teresinha Tomazoni, o sistema irá padronizar as informações junto aos órgãos de diferentes setores. “Acredito que será positivo, pois além de agilizar o trabalho prestado pelos órgãos, torna transparente todas as informações dos servidores evitando eventuais problemas”, destacou.


O eSocial
O Decreto nº 8373/2014 do Governo Federal instituiu o eSocial. Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O eSocial envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal, com o principal objetivo de consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega.

Fotos em anexo
Crédito: ACS/20ªCRE/SEDUC


comentários
Clique para comentar

enviar comentário