NOTICIAS DO ESTADO | 07/08/2018
Vegetais para cães? Saiba quais alimentos ajudam na nutrição dos pets


É muito comum ver os cães no seu dia a dia tentando mastigar ou ingerir pedaços de grama ou folhas. Na cultura popular, seu pet estaria procurando alívio para uma dor de barriga. Cães são onívoros, ou seja, consomem carne, mas vegetais também fazem parte da dieta animal.

Por isso, é possível oferecer a eles folhas como gramíneas e até alface, espinafre e couve, que são ricas em vitaminas, água e fibras. Segundo a zootécnica e doutora em produção e nutrição animal, Geruza Silveira Machado, as verduras, quando servidas como petiscos, devem ser consumidas com moderação, para evitar problemas como obesidade ou até mesmo diarreia. É fundamental respeitar o peso e o tamanho do animal.

Geruza preparou uma lista de quais vegetais podem ser consumidos por cães. Veja:
1. Espinafre
Rico em ferro, vitamina A e zinco, este último é um cofator para aproximadamente 200 enzimas do organismo e também essencial para o transporte da vitamina A no sangue. Ele também se faz presente para manter a integridade da pele e para a qualidade do pelo, pois é crucial para síntese de colágeno e queratina.

O espinafre também é uma fonte de polifenóis, potentes antioxidantes presentes em diversos alimentos de origem vegetal, como maçã, uva, cebola, repolho, brócolis, chicória, aipo, chá e vinho
tinto, mas geralmente extraídas da uva e do chá mate verde.
2. Alface
Além de minerais como zinco e ferro, o alface contém vitaminas A, C, E e K. Mas o maior benefício da folha é ser rica em fibras, o que favorece a saúde intestinal do animal.

3. Polpa de beterraba
A polpa é um ingrediente amplamente utilizado na alimentação industrial dos pets e traz inúmeros benefícios para a saúde intestinal, pois suas fibras atuam de duas maneiras: ação mecânica no bolo alimentar na parede intestinal e fermentação realizada pelos microrganismos. Também possui baixa solubilidade e moderada fermentação, o que favorece a consistência fecal em gatos e a eliminação de bolas de pelos.

4. Cenoura
Fonte de betacaroteno e vitamina A, a cenoura possui benefícios para a pele e os pelos, deixando-os mais saudáveis. O betacaroteno é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. A cenoura fornece o falcarinol e o falcarindiol – capazes de inibirem o crescimento de células de câncer no cólon.
5. Brócolis
É rico em fibras e, por isso, contribui ao sistema digestivo. Ele fornece muitas vitaminas (A, C e K), assim como fibras e magnésio.
6. Abóbora
Rica em vitamina A, a abóbora ajuda na absorção do ferro e proteínas no organismo. Pode ser oferecida ao seu cão cozida na água ou vapor, cortada em cubos.

Quem saber mais sobre o assunto? Envie sua dúvida para alimentacaoenutricaopet@gmail.com

Leia mais:
:: Alimentação para cães e gatos: entenda os riscos de mudar a dieta dos pets
:: Frutas que seu pet pode (e deve) consumir
:: Por que você não deve dormir com seu pet
Fonte: gaucha zh
Postado por Daisy Vivian 07-08-2018 às 17h30
revista donna


comentários
Clique para comentar

enviar comentário