Referencial Curricular gaúcho pauta reuniões da Coordenadoria de | 07/06/2018
Referencial Curricular gaúcho pauta reuniões da Coordenadoria de Educação




A 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através do Setor Pedagógico, vem realizando, nas últimas semanas, reuniões internas para estudo e debate do novo Referencial Curricular gaúcho, complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A nova plataforma educacional visa a criação de uma base comum curricular que integre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria da Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS).
O novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as escolas do Rio Grande do Sul.
Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular Gaúcho, permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Rio Grande Sul. “ O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas”, explica.
A coordenadora Pedagógica da 20ªCRE, Jussara Maria Koch Vieira, explica que uma plataforma digital foi criada pela Seduc para que os professores das redes públicas e das escolas privadas possam oferecer sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrerem até o final deste mês.

A implantação do novo currículo irá ocorrer a partir de 2019.


Com informações da Seduc
Fotos: Divulgação/20ªCRE



comentários
Clique para comentar

enviar comentário