Coordenadoria capacita diretores e agentes financeiros para Gest | 07/06/2018
Coordenadoria capacita diretores e agentes financeiros para Gestão dos Recursos da Autonomia Financeira




Com o objetivo de capacitar diretores e agentes financeiros das Escolas Estaduais, dando suporte para a gerência dos recursos, preenchimento de planilhas e a informatização dos dados de prestação de contas da autonomia financeira, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio do Departamento Financeiro, iniciou na terça-feira, 5, uma capacitação sobre Gestão Financeira dos Recursos da Autonomia Financeira, com abrangência da prestação de contas – processos, alimentação escolar, sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE) e procedimentos licitatórios.

A formação que ocorre no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Três Mártires, em Palmeira das Missões, segue até quinta-feira, 7, dividindo as 90 escolas em grupos de três.

De acordo com o chefe do Financeiro da 20ª CRE, João Fagundes Garibaldi, a ideia da qualificação é realizar um passo a passo com os representantes das escolas para agilizar o trabalho de prestação de contas com a inclusão das movimentações no sistema FPE e à luz da Lei Federal 8666/93 (Lei das licitações). “A capacitação do FPE já ocorreu em outros momentos. Estamos reforçando aos gestores escolares para incluírem as suas prestações de contas no sistema e aprimorando a parte de informatização, bem como a parte documental”, explica.

Para a titular, Ana Jossade Félix Vieira, foi um momento importante de apropriação de um maior conhecimento das normas para a correta aplicabilidade dos recursos junto às escolas.

O sistema FPE
O sistema de Finanças Públicas do Estado foi projetado para atender às áreas orçamentária e financeira, sendo, hoje a principal ferramenta de controle de receitas e despesas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolvido pela antiga Procergs e pela Secretaria da Fazenda, o sistema é utilizado por órgãos do poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público. É um sistema de controle e acompanhamento das despesas de manutenção do investimento realizado pelo Estado.

Fotos em anexo
Crédito: Jô do Carmo - ACS/20CRE/Seduc
Sugestão de legenda: Capacitação sobre Gestão da Autonomia Financeira segue até quinta-feira, 7


comentários
Clique para comentar

enviar comentário