EDUCAÇÃO | 12/04/2018
Após audiência entre pais e MP, promotores irão requisitar vistoria no Instituto Estadual de Educação Borges do Canto


Na tarde de ontem (quarta-feira, 11/04), aconteceu no Ministério Público de Palmeira das Missões uma reunião dos pais e mães de alunos do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto com os promotores de Justiça Manuela Paradeda Montanari e João Paulo Bittencourt Cardozo, a respeito da situação da rede elétrica da instituição, a qual, segundo informações, está em situação alarmante.

Ficou decidido que o Ministério Público vai solicitar ao Batalhão do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo para que seja feita uma vistoria na Escola o mais rápido possível, o promotor João Paulo citou o artigo 17 lei 15 de risco iminente, para que seja feito um laudo avaliando o que tem que ser feito para resolver o problema. Na audiência, além dos promotores e pais dos alunos do educandário, estava presente também uma representante da 20ª Coordenadoria Regional de Educação. A entidade emitiu uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira a respeito do assunto.

As aulas estão ocorrendo normalmente, hoje à tarde, a partir das 13hs30min os pais e demais interessados irão realizar uma caminhada que será organizada em frente à Escola, a qual seguirá pelas ruas da cidade até a Coordenadoria de Educação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA 20ª CRE

Considerando a repercussão em alguns veículos de imprensa e nas redes sociais sobre a Rede Elétrica do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto de Palmeira das Missões, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vem a público tranquilizar essa Comunidade Escolar e esclarecer:

1º Na condição de mantenedora a 20 CRE registra que assim que tomou conhecimento dos fatos, imediatamente, se posicionou para que a comunidade escolar não ficasse exposta a nenhum risco ou perigo, sugerindo à direção a imediata suspensão das aulas por alguns dias, e procurou cumprir juntamente com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) todas as etapas previstas, legalmente, para que fosse feita uma vistoria na Rede Elétrica para os encaminhamentos necessários;

2º Cabe esclarecer, ainda, que por solicitação da 20ª CRE a Seduc através da Secretaria de Obras do Estado enviou o Coordenador Regional de Obras da 25ª CROP de Três Passos, Engenheiro Eletricista Clovis Carboni, que realizou uma vistoria geral nas instalações elétricas do Instituto Borges do Canto e emitiu um Laudo Técnico pelo qual a instituição ficou sob interdição parcial, ou seja, está liberada para funcionar, mas com a redução do uso de 50% dos equipamentos e com a troca do disjuntor de 125 A para 50 A. Com base nesse Laudo Técnico e no acordo com a direção foi reduzido o uso dos equipamentos e a escola foi liberada para voltar às suas atividades;

3º Vale dizer que o processo de reforma da Rede Elétrica da referida Escola já foi encaminhado e encontra-se, na data de hoje, na CROP de Carazinho de onde será encaminhado à Secretaria Estadual de Obras que será a responsável pela execução da reforma. O prazo previsto é de 90 dias para que o Estado venha iniciar as obras de reforma da Rede Elétrica.

Por fim, cumpre informar que a direção do Instituto Borges do Canto está conduzindo o assunto com total responsabilidade, inclusive, já realizou reunião com aquela Comunidade Escolar para esclarecimentos. A direção, juntamente com a 20ªCRE e em parceria com a Seduc estão agilizando o processo para que alunos, professores e funcionários estudem e trabalhem no Instituto Borges do Canto com total segurança e sem prejuízos com o ano letivo vigente.

Assessoria de Comunicação Social


comentários
Clique para comentar

enviar comentário